Edilaine Fernanda Velho Guedes

Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves em São Leopoldo

quarta-feira, dezembro 13, 2006

ECS 11 - Educação escolar e políticas públicas no Brasil

Na lei está presente a igualdade de oportunidades a todos, indistintamente, mas no dia-a-dia percebe-se a desigualdade no ensino e a falta de acesso, de uma grande camada da população, a uma educação com a qualidade .
Nosso sistema educacional atende uma fatia muito significativa da população mas é desigualmente distribuída no Brasil.
A LDB ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação ), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educação de nosso país. Esta lei visa tornar a escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formação do cidadão.
As oportunidades educacionais são diretamente proporcionais às condições de vida de quem usa o sistema. Quanto mais pobres as pessoas, mais pobre é a escola e piores são as condições de trabalho do professor, é o que vivêncio entre as escola da região que conheço. Minha escola que é pública municipal e tem uma comunidade não tão carente tem até piscina térmica, embora para manter esta piscina em funcionamento necessita-se da ajuda da prefeitura do município, pois a arrecadação em contribuições na escola é pequena. Já outras escolas mal tem o básico para se trabalhar com os alunos.
Percebo em minha escola uma baixa qualidade de ensino a qual é motivo de grande preocupação de todos os professores. Hoje o Município de São Leopoldo atende em algumas escolas todo o ensino fundamental, caso de minha escola, um dos motivo desta falta de qualidade é a superlotação de alunos que temos nas séries finais, é difícil fazer um bom trabalho em turmas de quase 40 alunos. Além é claro da falta de qualidade de alguns alunos e pais.
Em nossa cidade muitas escolas do município receberam laboratórios de informática da prefeitura e algumas de empresas parceiras o que é importante pois garante acesso das tecnologias a todos. Há também o programa do PROIFO do governo Federal que leva os computadores a escola , em São Leopoldo duas escolas municipais foram contempladas e muitas outras municipais e estaduais em todo o Brasil.
Meu filho estudava na escola onde leciono e resolvi este ano colocá-lo em uma escola particular e comprovei a diferença de qualidade onde a particular se salienta muito e assim entendo o porque das universidades públicas, muito concorridas, estarem em sua maioria com alunos oriundos de escolas particulares.
Considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito.
A escola ou a faculdade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor, procurando pelas escolas particulares que estão em crescimento.
Governos municipais, estaduais e federais tem dedicado uma atenção especial a educação pública. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também tem favorecido este avanço educacional, minha escola faz parte deste programa.
Estes programas aliados a políticas de valorização dos professores, valoriza a educação e nos dá esperança de dias ainda melhores para todos.

1 Comments:

  • At 3:40 PM, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Oi Edilaine

    A escola reflete as mesmas contradições da sociedade capitalista e apesar dos discursos sobre igualdade as questões de classe estão bem presentes.

    abraço,
    Suzana

     

Postar um comentário

<< Home