Edilaine Fernanda Velho Guedes

Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves em São Leopoldo

domingo, outubro 29, 2006

Atividade ECS 6 (1 e 3)

Relato do debate no Forum Durkheim - Weber e Max:

Conteúdo do debate:
  • Escola democrática X escola autoritária;
  • Diferentes realidades na ecola;
  • Pouco interesse cultural, formal e religioso dos pais passados aos filhos (Durkheim). Muitas vezes cabe ao professor resgatar a auto-estima dos alunos;
  • Hierarquias acima dos interesses dos alunos, sendo a todo tempo reforçada. Essa hierarquia torna o professor ora dominado , ora dominante;
  • As escolas estão proporcionando espaço para que o aluno possa ser inserido na sociedade através de projetos e atividades que os façam refletir, questionar e transformar esta sociedade;
  • Claramente é observado os 3 tipos de dominação de Weber, onde dentro da escola os papéis de dominantes e dominados podem se inverter;
  • Com a democratização não estamos criando seres sem limites?
  • Eleição de diretores ponto que favorece a democracia;
  • "Fomos criados para obedecer e passamos isso adiante.";
  • A partir dos relatos observa-se interesse das escolas em educar;
  • O poder transforma as pessoas;
  • Max e suas idéias comunistas, luta contra os dominantes;
  • Houve discussões sobre os pensamentos de Durkheim - Weber e Max no decorrer do forum;

Participei lendo todos os relatos quase que diariamente e deixando minhas conclusões e dúvidas.

Aprendi muito neste forum, coisas que não havia entendido passei a compreender.

Visita aos blogs:

Como havia a atividade ECS 8 de visita aos blogs a procura da figura visitei muitos blogs esta semana e deixei comentários em muitos a respeito da atividade de relação da teoria de Weber relacionada a escola.

Foi uma atividade bastante interessante pois conclui que o que acontece em minha escola acontece em muitas outras inclusive em outros municipios. A hierarquia do poder, o poder do diretor na escola e principalmente o poder do professor com seu aluno. Percebi que todas as professoras tem conciência das dificuldades e lutam pela democracia.