Atividade ECS 6 (1 e 3)
- Escola democrática X escola autoritária;
- Diferentes realidades na ecola;
- Pouco interesse cultural, formal e religioso dos pais passados aos filhos (Durkheim). Muitas vezes cabe ao professor resgatar a auto-estima dos alunos;
- Hierarquias acima dos interesses dos alunos, sendo a todo tempo reforçada. Essa hierarquia torna o professor ora dominado , ora dominante;
- As escolas estão proporcionando espaço para que o aluno possa ser inserido na sociedade através de projetos e atividades que os façam refletir, questionar e transformar esta sociedade;
- Claramente é observado os 3 tipos de dominação de Weber, onde dentro da escola os papéis de dominantes e dominados podem se inverter;
- Com a democratização não estamos criando seres sem limites?
- Eleição de diretores ponto que favorece a democracia;
- "Fomos criados para obedecer e passamos isso adiante.";
- A partir dos relatos observa-se interesse das escolas em educar;
- O poder transforma as pessoas;
- Max e suas idéias comunistas, luta contra os dominantes;
- Houve discussões sobre os pensamentos de Durkheim - Weber e Max no decorrer do forum;
Participei lendo todos os relatos quase que diariamente e deixando minhas conclusões e dúvidas.
Aprendi muito neste forum, coisas que não havia entendido passei a compreender.
Visita aos blogs:
Como havia a atividade ECS 8 de visita aos blogs a procura da figura visitei muitos blogs esta semana e deixei comentários em muitos a respeito da atividade de relação da teoria de Weber relacionada a escola.
Foi uma atividade bastante interessante pois conclui que o que acontece em minha escola acontece em muitas outras inclusive em outros municipios. A hierarquia do poder, o poder do diretor na escola e principalmente o poder do professor com seu aluno. Percebi que todas as professoras tem conciência das dificuldades e lutam pela democracia.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home