Atividade ECS 6 (2) / Weber
Situações vividas no meu local de trabalho, que possam ser analisadas a partir da teoria de Weber atentando para as relações:
Ser/estar x papéis
Poder/hierarquia
Ser/estar x papéis
Poder/hierarquia
Professor e aluno:
Na sala de aula o professor é aquele que sabe e, portanto, a autoridade, o local do poder. A escola é o lugar da disciplina, de seu aprendizado e de seu exercício. Vejo em minha escola professores preocupados em dominar seus alunos pois assim crêem que conseguiram atingir os objetivos pedagógicos. Por exemplo a disposição de classes e dos alunos numa sala de aula, os famosos “espelhos de classe” é uma melhor possibilidade de controle por parte do professor, que domina os alunos. Em outras palavras, a sala nunca é um caos, com os alunos ocupando o espaço desordenadamente, mas há sempre uma ordem implícita que, se visa a possibilitar a ação pedagógica, traz também consigo a marca do exercício do poder.
O próprio mecanismo da avaliação, mais outra marca do poder e do controle o que é a forma que a burocracia escolar encontrou para materializar os resultados das avaliações foi a sua quantificação em termos de notas e, atualmente na escola, de conceitos que, no fundo, nada mudam, mas continuam classificando e quantificando. Não podemos negar que ela acaba servindo como instrumento de poder. O professor é aquele que tem o poder de dar a nota e, assim, aprovar ou reprovar o aluno. Em final de ano se percebe os professores usando o argumento passar de ano para tentar manter o controle sobre os alunos.
Professor e professor/diretora
Os professores interagem sob o comando da diretora, cujas decisões são realizadas algumas vezes em reuniões com todos os professores. A diretora exerce um poder legal, reconhecido por todos e vivenciado sem muitos questionamentos. As resistências naturais existem, é claro, passamos por uma eleição de diretoras um pouco conturbada no ano passado, mas não se manifestam no dia-a-dia ou, pelo menos, não se opõem em situações de embate ou luta aberta pela imposição de idéias ou pontos de vista. Existem hierarquias a serem respeitadas, tarefas a serem executadas, regras a serem cumpridas e todo um aparato burocrático, definido em estatutos e regimento, que norteiam as ações e interações dos professores dentro da escola. Na rotina da escola os professores respeitam regras para o exercício de sua atividade, as quais acatam, em sinal de boa conivência , mesmo que não se conformem muito com ela, afinal nossa escola é grande e aparece muitas divergências de idéias.
4 Comments:
At 9:03 PM, MVeronica said…
Oi Edilaine,sou do Pólo de Gravataí.Estou encantada com teu blogger, gostaria muito de aprender esses recursos,Parabéns!
Também concordo com você, pois poder e hierarquia há em todos os locais de trabalho. Nosso papel é tornar nossos alunos mais críticos,capazes de lutar por uma sociedade mais justa.
Com carinho.
Verônica Silva
At 4:29 PM, Jucimara Medeiros said…
Oi
Edilaine
Sou do pólo de Três Cachoeiras.
Concordo com você pois dominação existe em toda as áreas da nossa sociedade. Ao mesmo tempo que somos dominados(direção, leis....) também dominamos (alunos...). convido você para visitar meu blog jucimaramedeiros.blogspot.com
Beijos
At 6:16 PM, Kryka said…
Oi.
Sou aluna do pólo de Sapiranga.
Achei bastante interessante o teu blog.
Concordo com o seu pensamento.
A dominação está presente em nosso dia-a-dia, em alguns momentos somos dominados...em outros, dominamos...
Acho que uma dose de limites e uma certa orgnização não fazem mal algum em nossas salas de aula, porém é necessário dosar a quantia certa destes ingredientes! Você não acha ?
Convido-a para visitar meu blog !
Um grande abraço,
Ana Cristina Mattes
At 9:09 AM, ELIZETE said…
Olá Edilaine!!!
SOu do Pólo de Três Cachoeiras,adorei visitá-lo!Nossas idéias estão mais ou menos parecidas.O teu blog está de parabéns,as produções textuais são ótimas.
Sucesso na tua caminhada......
Abraços.....
Postar um comentário
<< Home