Edilaine Fernanda Velho Guedes

Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves em São Leopoldo

quarta-feira, outubro 04, 2006

Semana 2/ Atividade 3

1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Durkheim diz que a definição de educação que foi dita por Stuart Mill fica confusa ao reunir em uma mesma sentença fatos muito diferentes como: a influência das coisas sobre os homens que é diferenciada pela ações e resultados que provem deles mesmos e a influência de individuos de mesma geração uns sobre os outros que também difere da influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolecentes, a qual ele acredita interessar mais quando se fala em educação.

2-Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?

1�) Diz Kant que o fim da educação é desenvolver toda a perfeição que um individuo é capaz, ou seja o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas.
2�) Segundo James Mill a educação teria por objeto fazer do individuo um instrumento de felicidade para si mesmo e seus semelhantes.
O ponto de fraco de ambas as ressaltas é que elas procuram uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens sem distinção. Falta levar em conta a história da humanidade. A educação tem variado com o tempo e o meio, a sociedade deve estruturar-se pois dela parte o educar.

3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Segundo o que diz Durkheim para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.
Na educação deve se considerar a influência de uma geração sobre a outra. Essa influência é determinada pela sociedade e varia de acordo com o tempo e lugar, mas existe uma maneira de aprender que é comum a todos (hábitos mentais) .

4- De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

A constituição, no decorrer da história, do conjunto de idéias que se constituiu sobre a natureza, sobre a importância de diversas faculdades, sobre o direito, o dever, o progresso, a ciência, a arte, etc, Toda e qualquer educação tem como base fixar essas idéias na cabeça dos educandos. Partindo desses fatos a cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral.

5- Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

O ideal a ser realizado, segundo Durkheim, tem como função suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensíveis a todos seus membros e certos estados físicos igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6- A partir da definição "A educação é a ação que exercita pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique:

A partir dessa definição Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Ele crê que o indivíduo quando nasce se relaciona consigo mesmo e os acontecimentos a sua volta os relacionamentos com os outros o forma um ser social. Este ser social é construído pelas informações transmitidas pelas gerações anteriores de maneiras diversas. Construir este ser social em cada um de n�s � o fim da educação.

7- Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Segundo Durkheim o homem não é humano senão porque vive em sociedade. É através da sociedade que o individuo consegue enxergar além dele mesmo e assim considerar outros interesses senão o dele.
Através da sociedade que cada geração contribui em outra, faz com que um individuo colabore com o outro. Quando o indivíduo deseja melhorar a sociedade ele deseja melhorar a si mesmo e por sua vez a ação exercida pela sociedade através da educação engrandece e torna o indivíduo uma criatura verdadeiramente humana.