Edilaine Fernanda Velho Guedes

Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves em São Leopoldo

domingo, outubro 08, 2006

Semana 1 / Atividade 2

Após ter feito uma visita com muita atenção aos blogs indicados cheguei a conclusão que seu uso é maravilhoso. Aprendi muito nestas visitas, deixei diversos comentários, achei super legal deixar minha opinião, me fez sentir importante e tenho certeza que o criador do texto também ficará, de alguns até recebi resposta .Esta troca foi o que mais me chamou atenção, os blogs dão espaço a publicação de textos e a interação de outras pessoas nele. Entendi então que blogs são páginas interativas que me permite publicar em forma de um diário permitindo também o comentário de outras pessoas sobre o meu trabalho de uma maneira muito fácil.
Sendo professora me empolguei pensando em realizar trabalhos com meus alunos, como os que vi em alguns blogs que visitei. Interessante foi que através dos blogs faria interação entre turmas da escola ou com outras escolas ou mesmo em outros países (writely). Os blogs serviriam para debates sobre um mesmo tema e para publicação de texto e opiniões.
Observei também que o blog é uma ótima ferramenta de aprendizado desde que haja um projeto a ser desenvolvido, ele representa um espaço de diálogo. Eles se apresentam de forma bonita pois dá para inserir fotos, figuras, lincks, cores, ilustrações animadas e até sons. Fiquei com dúvidas de como inserir algumas animações.
Havia um dos links que levava ao wiki, a qual utilizamos neste semestre e achei também uma ferramenta muito educativa e parecida com o blog. Também acredito que teria boa utilidade com os alunos em uma escola. É possível ? Ele é livre e de acesso a todos?
Enfim descobri mais sobre blogs e sua utilidade, os lincks tiveram muita utilidade para tirar muitas dúvidas, todos eles me mostraram alguma coisa importante.

3 Comments:

  • At 9:01 AM, Blogger Marli Fiorentin said…

    Ol� Edilaine!
    Obrigada por visitar meu blog. Para conseguir parcerias de trabalho interativo, sugiro que voc� participe de listas de discuss�o. O grupo blogs educativos, que surgiu no inicio de 2005, depois de um bate-papo que agendei sobre blogs, hoje j� conta com 139 membros, v�rios colegas s�o de Portugal. Voc� pode entrar e manisfestar seu desejo de fazer um interc�mbio. Eu conhe�o v�rios professores, somos inclusive amigos muito pr�ximos, apesar de estarmos divididos por um mar. Em�lia, Teresa, Paulo, etc. O endere�o do grupo voc� encontra no selo que est� no meu blog. Vai l� e ser�s bem-vinda. Abra�o!

     
  • At 10:15 AM, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Oi Edilaine

    Eu e a Prof Marli nos conhecemos nas listas de discuss�o e nos blogs, infelizmente ainda n�o pessoalmente. :)

    Blogs e wikis existem de v�rios tipos/servi�os, muitos deles gratuitos e de livre uso. Te recomendaria o blogger.com (o mesmo do teu blog), pois � bastante completo e f�cil de usar.

    Os wikis (servi�os) s�o na maioria em ingles, o que pode dificultar o seu uso com crian�as de s�ries iniciais. Existe um tipo de wiki que � instalado em servidor (necessita algum conhecimento t�cnico para fazer isso) que � em portugu�s.

    Que bom que gostastes das visitas e vistes as possibilidades que estes projetos e blogs apontam.

    abra�o,
    Suzana

     
  • At 4:20 PM, Blogger Silvana Cipriano Michels said…

    Edi!
    Li o teu coment�rio sobre os Blogs e fiquei feliz em saber que como eu tu ficou bem impolgada. Legal � que no Castro j� tem internet e tu t� dentro do laborat�rio, vai poder fazer logo um projeto com a gurizada, e eles v�o amar!
    Eu vi que tu recebeu algumas mensagens de retorno, que legal! Eu tambem recebi mas no meu e-mail,pq. n�o coloquei meu endere�o do blog. Essa troca � muito importante, pena que n�o s�o todas as escolas que tem essa ferramenta a disposi��o. Mas j� que tu tem aproveita.
    Beij�o
    Me liga uma hora.
    Vana

     

Postar um comentário

<< Home