Edilaine Fernanda Velho Guedes

Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves em São Leopoldo

quarta-feira, setembro 27, 2006

Atividade1 / Por que me tornei professora e como vivencio hoje ser professora

Meu nome é Edilaine Fernanda Velho Guedes, sou de uma família pobre mas que sempre quiz dar o melhor a suas filhas. Estudei em colégio particular e com muito esforço de meus pais consegui me formar professora. Hoje estou casada e tenho um filho de 9 anos. Moro na cidade de São Leopoldo, no bairro Vicentina e neste bairro vivi toda a minha vida. Trabalho na E.M.E.F. Castro Alves que fica bem próximo a minha casa. Minha família também mora nesse bairro.
Por que me tornei professora? Bem quando terminei o 1° grau, tive que optar por um 2° grau profissionalizante e optei ser professora. Na verdade eu não fazia nenhuma idéia onde estava me metendo (Talvez como o homem que foi ao rei pedir o barco,no conto, queria ir em busca de algo que não conhecia). Achei legal, minha tia era professora e trabalhava só meio turno e ainda tinha longas férias ( não trabalhava no verão). Fiz o curso em três anos e chegou o estágio. Bom, aí foi uma loucura, nada dava certo, um verdadeiro desastre, não sei como fui aprovada. Eu nã�o tinha nenhum domínio de classe e nem sabia o que estava ensinando e nem como ensinar. Por ser persistente fui até o fim. Comparo meu desastre a falta de sorte do homem em encontrar alguém que quisesse ir com ele atrás de uma ilha desconhecida, quando algo que a gente deseja não da certo é bastante frustrante. Depois disso jurava que nunca mais ia dar aulas.
Após a formatura arrumei emprego numa escolinha, nossa, foi a melhor escola da minha vida, lá aprendi a dominar as crianças e a ensiná-las e descobri que ensinar era muito divertido.Parti da escolinha para trabalhar em escola pública em 1988. Entrei lá sendo verdadeiramente professora, lógico com os anos de experiência fui me aperfeiçoando, criei muita segurança e descobri muitas técnicas de ensinar. Desde de 1992 trabalho com dois concursos , portanto trabalho dois turnos, pois a vida é difícil e o salário precisa ser dobrado, as férias ainda continuam longas , mas hoje sinto falta de estar em atividade. Desde 1992 trabalho dois turnos na mesma escola, a E.M.E.F. Castro Alves . Nesta escola já lecionei em várias séries diferentes, trabalhei alguns anos como secretária da escola e já ocupei o cargo de vice-diretora por 4 meses o que foi uma bela experiência. nos últimos 4 anos estou tendo a oportunidade de ensinar aos alunos a tecnologia da informática; sou professora no EVAM (Laboratório de Informática) onde todos os alunos da escola participam de atividades integradas a de sala de aula e junto com o professor regente desenvolvo um ótimo trabalho de aprendizado dos alunos. Sou uma pessoa exigente e gosto de organização e valorizo muito o meu trabalho, não tenho medo de buscar coisas diferentes, gosto de ousar,aprendi isso quando por muito tempo passei sendo alfabetizadora, onde enfrentei a revolução do "construtivismo", mudei meu modo de ser como profissional, comecei a ver melhor meus alunos. .Ser professora hoje é ter a oportunidade de lidar diariamente com pessoas que sempre me ensinam algo e eu algo a elas; são pessoas que de alguma forma estão precisando de mim e isso me faz sentir importante mesmo com todas as dificuldades que aparecem e que com paciência e diálogo procuro resolver.
Abaixo esta o linck para a página de minha escola. Esta página foi criada por mim com a colaboração da direção e professores da escola.
http://br.geocities.com/emefca/index.htm

2 Comments:

  • At 2:52 PM, Blogger Suzana Gutierrez said…

    Gostei da sua persist�ncia e da forma bem humorada de enfrentar as dificuldades :)

    abra�o,
    Suzana
    *vistei a p�gina da tua escola. Ficou bem legal

     
  • At 7:27 PM, Blogger Sérgio Lima said…

    Ol� Edilaine!

    Os caminhos mais dif�ceis levam aos lugares mais maravilhosos!

    Sucesso na caminhada!

    []'s

     

Postar um comentário

<< Home